Apresentação

  • Español
  • English
  • Français



É antropólogo e Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Fez pesquisa de campo prolongada com os índios Tikuna, do Alto Solimões (Amazônia), da qual resultou sua dissertação de mestrado (UNB, 1977) e sua tese de doutoramento (PPGAS, 1986), publicada em 1988. Realizou também pesquisas sobre políticas públicas, coordenando um amplo projeto de monitoramento das terras indígenas no Brasil (1986-1994), com apoio da Fundação Ford, projeto que resultou em muitos trabalhos analíticos, coletâneas e atlas.

Orientou mais de 60 teses e dissertações no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), voltadas sobretudo para povos indígenas da Amazônia e do Nordeste, em programa comparativo de pesquisas em etnicidade e território apoiado pelo CNPq e FINEP. Atuou como professor-visitante em alguns centros de pósgraduação e pesquisa no Brasil (UNICAMP, UFPE, UFBA e Fundação Joaquim Nabuco e UFAM) e no exterior (Universidad Nacional de La Plata/Argentina, Università di Roma La Sapienza, École des Hautes Études en Sciences Sociales/Paris, Universidad Nacional de San Martin/UNSAM/Buenos Aires e Institute des Hautes Études de l`Amérique Latine/;IHEAL/Sorbonne Nouvelle/Paris 3).

É pesquisador 1A do Conselho Nacional de Pesquisas/CNPq e bolsista FAPERJ do Programa Cientista do Nosso Estado. Foi presidente da Associação Brasileira de Antropologia/ABA (1994/1996) e por diversas vezes coordenador da Comissão de Assuntos Indígenas. Nos últimos anos vem se dedicando ao estudo de questões ligadas a antropologia do colonialismo e a antropologia histórica, desenvolvendo trabalhos relacionados ao processo de formação nacional, a historiografia, bem como a museus e coleções etnográficas. É curador das coleções etnológicas do Museu Nacional e organizou recentemente a exposição Os Primeiros Brasileiros, relativa aos indígenas do nordeste, exibida em Recife, Fortaleza e Rio de Janeiro, atualmente estando no Museo de Bellas Artes Evita, em Córdoba (Argentina). Junto com lideranças indígenas foi um dos fundadores do Maguta: Centro de Documentação e Pesquisa do Alto Solimões, sediado em Benjamin Constant (AM), que deu origem ao Museu Maguta, administrado hoje diretamente pelo movimento indígena.

Currículo Lattes   Página no Wikipédia

Memorial

Concurso para Professor Titular de Etnologia do Museu Nacional/UFRJ (Setembro/1999).

O ofício do etnógrafo e a responsabilidade social do cientista. In Ensaios de Antropologia Histórica.João Pacheco de Oliveira. Editora UFRJ (1999).

Apresentação (por outros) do autor.

OTAVIO VELHO. Apresentação do livro O Nosso Governo. João Pacheco de Oliveira – RJ – Editora Marco Zero – MCT/CNPq (1987). 

ROBERTO CARDOSO DE OLIVEIRA. Prefacio in “Ensaios de Antropologia Historica” João Pacheco de Oliveira – RJ – Editora UFRJ (1999). 

JOHN MONTEIRO. Resenha ao livro Ensaios de Antropologia Histórica João Pacheco de Oliveira – RJ – Editora UFRJ (2002). 

ALFREDO WAGNER BERNO DE ALMEIDA. Prefácio ao livro Regime Tutelar e Faccionalismo. Política e religião em uma reserva Ticuna. “Instrumentos etnográficos para uma ‘nova descrição’ “.(pgs. 11-35). Manaus, 2015.