Dissertações Orientadas
-
José Tarisson Costa da Silva. “Os Nawa nunca foram extintos”: regimes de memória, trajetórias indígenas e narrativas sobre os Nawa do vale do Juruá, Acre. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) – PPGAS-Museu Nacional, UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Pacheco de Oliveira Filho.
-
Ana Mary Mello Azevedo. Dança da cutia: Minha cultura, Minha identidade na escola Mura. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) – Universidade Federal do Amazonas. Orientador: João Pacheco de Oliveira Filho. Prêmio de melhor dissertação de mestrado da UFAM em 2023.
-
Wilemar Pereira de Moura. Resistir para existir: povos indígenas e a luta pela terra: um olhar a partir da terra indígena Tupã Nheê Kretã. 2020. Dissertação de mestrado – PPGAS-Museu Nacional, UFRJ, Rio de Janeiro, em programa DINTER com a Univsersidade Federal de Viçosa (UFV). Orientador: João Pacheco de Oliveira.
-
Wemerson Ferreira da Silva. “É de família, é tradição”: território e organização social entre os Xukuru-Kariri no agreste alagoano. 2020. Dissertação de mestrado – PPGAS-Museu Nacional, UFRJ, Rio de Janeiro. Orientador: João Pacheco de Oliveira.
-
Bartolomeu Cícero dos Santos. Zeladores de encantos: memória do tronco velho Pankararu. 2019. Dissertação de mestrado – PPGAS-Museu Nacional. UFRJ, Rio de Janeiro. Orientador: João Pacheco de Oliveira.
-
Nubia Vieira Cardoso. Quando a Terra é Dinheiro, a Natureza é Território: Uma investigação histórico-geográfica acerca do processo que envolve e precede a territorialização de sociedades indígenas no interflúvio Tocantins ? Xingu, durante o século XX. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) – Programa/ instituição: Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Coorientador: João Pacheco de Oliveira Filho.
-
Bianca Luiza Freire de Castro França. ?Mil peças ?: coleta de máscaras Ticuna para o Museu Nacional no contexto da antropologia do século XX. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia, . Coorientador: João Pacheco de Oliveira Filho.
-
Marlise Rosa. Indígenas na Cidade de Manaus. 2016. Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Aline Chaves Rabelo. Makumbusho ni nyumbani? ( Museu é lar?) coleções etnográficas e identidades em museus nacionais. 2015. Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Cinthya Valéria Nunes Motta Kaós. Etnia, Fluxos e Fronteiras Um Caso de Emergência Étnica em Queimada Nova- Piauí. 2015. Dissertação (Mestrado em Antropologia e Arqueologia) – Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Mariana Porto Motta. O Trabalho Indígena nos Frigoríficos no Sul do País – Os Guarani e os Kaingangs como Assalariados. 2014. Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Anderson Rocha de Almeida. Da Unicidade Virtual a Polifonia Real: micropolíticas Ticunas no Alto Solimões -AM/Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Rita de Cássia Melo Santos. No coração do Brasil: Roquette-Pinto e a expedição à Serra do Norte (1912). 2011. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Aline Moreira Magalhães. A luta pela terra como ‘oração’: Sócio géneses, trajetórias e narrativas do ‘Movimento Tupinambá. 2010. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Tonico Benites. A escola na ótica dos Avá Kaiowá: impactos e interpretações indígenas. 2009. Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, FUNDAÇÃO FORD NO BRASIL. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Claudia Mura. Uma tradição de Glória: O papel da Experiência para Capuchinhos e Laicos Úmbrios na Amazônia. 2007. Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Andréa Cláudia Marcela Roca. Os Objetos alheios, histórias compartilhadas: os usos do tempo em um museu etnográfico. 2006. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Silvina Bustos Argañaraz. Das Trevas Missionárias: Práticas Missionárias dos Capuchinhos da Úmbria no Alto Solimões. 2004. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Paulo Sérgio Delgado. O faccionismo Xavante na terra indígena São Marcos e a Cidade de Barra do Garça. 2003. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense, . Coorientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Andrey Cordeiro Ferreira. Mudança cultural e afirmação identitária: a antropologia, os Terena e o debate sobre aculturação. 2002. 117 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Maria José Freire. A construção de um réu: Payakã e os índios na imprensa brasileira durante a ECO-92. 2001. 154 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Silvina Bustos Arganaraz. Sobre política indigenista. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Fabio Mura. A Habitação Kayowá: Aspectos tecnológicos e sociopolíticos. 2000. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Marcondes Secundino de Araújo. Temas e conexões no campo político intersocietário Fulni-ô. 2000. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Nora Julia Arias. Política e cultura enre os índios Tobas (Argentina). 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Aloir Paccini. Pacificar: Relações Interétnicas e territorialização dos Rikbatsa. 1999. 261 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Edmundo Marcelo Pereira. Os Índios Witoto, Bora e Yagua no Noroeste Amazônico. 1999. 110 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
José Maurício Andion Arruti. O Reencantamento do Mundo: Trama Histórica e Arranjos Territoriais Pankararu. 1996. 296 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Edwiges Marta Ioris. A Funai, Os Campa e Os “Índios Bravos”: O Avesso da Proteção. 1996. 181 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Axel Cesar Lazzari. Vivam Os Índios Argentinos!: Análise Discursiva de Uma Situação Social de Fronteiras. 1996. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Guilherme Martins Macedo. Negociando A Identidade Com Os Bravos: Política e Religião Em Um Núcleo Urbano Ticuna. 1996. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Sara Arroyo Alonso. Os Tembé de Guama: Processo de Construção da Cultura e Identidade Tembé. 1996. 241 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Nora Julia Arias. O Bairro Toba Na Cidade de Resistência: Questão de Estigma, Jogo Político Ou Diversidade Cultural. 1996. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Vivian Flanzer. Muros Invisíveis Em Copacabana: Uma Etnografia dos Rodeslis Na Cidade do Rio. 1994. 233 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Angela Maria Torrezan. Quem Parte, Quem Fica: Uma Etnografia Sobre Imigrantes Brasileiros Em Londres. 1994. 244 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Silvia Aguiar Carneiro Martins. Os Caminhos da Aldeia. Os índios Xucuru-Kariri em diferentes contextos situacionais. 1994. 0 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Henyo Trindade Barreto Filho. Tapeba, Tabetanos e Pernas-De-Pau: Etnogenese Como Processo Social e Luta Simbolica. 1993. 692 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Carlos Guilherme Octaviano do Valle. Terra, Tradicao e Etnicidade: Um Estudo dos Tremembe do Ceara. 1993. 419 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Marcelo Manuel Piedrafita Iglesias. O Astro Luminoso: Associacao Indigena e Mobilizacao Entre Os Kaxinawa do Rio Jordao. 1993. 477 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Rodrigo de Azeredo Grunewald. Regime de Indio e O Faccionalismo: Os Atikum da Serra do Uma. 1993. 238 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Mercia Rejane Rangel Baptista. De Caboclos da Assuncao A Indios Truka: Estudo Sobre A Emergencia da Identidade Etnica Truka. 1992. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Lucy Paixao Linhares. Animus Domini: Uma Analise das Discriminatorias de Terras Publicas No Acre. 1992. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Regina Maria de Carvalho Erthal. Atrair e Pacificar: A Estrategia da Conquista. 1992. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Marcia Anita Sprandel. Brasiguaios: Conflito e Identidade Em Fronteiras Internacionais. 1992. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Rogerio Santos Victer. Carisma e Rotina Na Sucessao de Uma Lideranca Religiosa: A Participacao dos Indios Cocama Na Renovacao da Cruzada. 1992. 172 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Vania Fialho de Souza. As fronteiras do ser Xukuru. 1992. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, . Coorientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Sidenei Clemente Peres. Arrendamento e Terras Indigenas: Analise de Dois Modelos de Ação Indigenista No Nordeste (1910-1960). 1992. 269 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Rubem Ferreira Thomaz de Almeida. O Projeto Kaiowa-Nandeva: Uma Experiencia de Etnodesenvolvimento Junto Aos Guarani-Kaiowa e Guarani-Nandeva Contemporaneos do Mato Grosso do Sul. 1991. 441 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Wallace de Deus Barbosa. Os Índios Kambiwá de Pernambuco: arte e identidade étnica. 1991. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Coorientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Carlos Augusto da Rocha Freire. Antropologia e Indigenismo: O Conselho Nacional de Protecao Aos Indios no Centro Rondon (1955). 1990. 379 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Ana Lucia Lobato de Azevedo. ‘A Terra Somo Nossa’. Uma Analise dos Processos Politicos Na Construcao de Terra Potiguara. 1987. 199 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Antonio Carlos de Souza Lima. Aos Fetichistas, Ordem e Progresso: Um Estudo de Campo Indigenista No Seu Estado de Formacao. 1985. 572 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho