Dissertações Orientadas





  1. José Tarisson Costa da Silva. “Os Nawa nunca foram extintos”: regimes de memória, trajetórias indígenas e narrativas sobre os Nawa do vale do Juruá, Acre. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) – PPGAS-Museu Nacional, UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Pacheco de Oliveira Filho.

  2. Ana Mary Mello Azevedo. Dança da cutia: Minha cultura, Minha identidade na escola Mura. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) – Universidade Federal do Amazonas. Orientador: João Pacheco de Oliveira Filho. Prêmio de melhor dissertação de mestrado da UFAM em 2023.

  3. Wilemar Pereira de Moura. Resistir para existir: povos indígenas e a luta pela terra: um olhar a partir da terra indígena Tupã Nheê Kretã. 2020. Dissertação de mestrado – PPGAS-Museu Nacional, UFRJ, Rio de Janeiro, em programa DINTER com a Univsersidade Federal de Viçosa (UFV). Orientador: João Pacheco de Oliveira. 

  4. Wemerson Ferreira da Silva. “É de família, é tradição”: território e organização social entre os Xukuru-Kariri no agreste alagoano. 2020. Dissertação de mestrado – PPGAS-Museu Nacional, UFRJ, Rio de Janeiro. Orientador: João Pacheco de Oliveira.

  5. Bartolomeu Cícero dos Santos. Zeladores de encantos: memória do tronco velho Pankararu. 2019. Dissertação de mestrado –  PPGAS-Museu Nacional. UFRJ, Rio de Janeiro. Orientador: João Pacheco de Oliveira.

  6. Nubia Vieira Cardoso. Quando a Terra é Dinheiro, a Natureza é Território: Uma investigação histórico-geográfica acerca do processo que envolve e precede a territorialização de sociedades indígenas no interflúvio Tocantins ? Xingu, durante o século XX. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) – Programa/ instituição: Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Coorientador: João Pacheco de Oliveira Filho.

  7. Bianca Luiza Freire de Castro França. ?Mil peças ?: coleta de máscaras Ticuna para o Museu Nacional no contexto da antropologia do século XX. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia, . Coorientador: João Pacheco de Oliveira Filho.

  8. Marlise Rosa. Indígenas na Cidade de Manaus. 2016. Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  9.  Aline Chaves Rabelo. Makumbusho ni nyumbani? ( Museu é lar?) coleções etnográficas e identidades em museus nacionais. 2015. Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  10.  Cinthya Valéria Nunes Motta Kaós. Etnia, Fluxos e Fronteiras Um Caso de Emergência Étnica em Queimada Nova- Piauí. 2015. Dissertação (Mestrado em Antropologia e Arqueologia) – Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  11.  Mariana Porto Motta. O Trabalho Indígena nos Frigoríficos no Sul do País – Os Guarani e os Kaingangs como Assalariados. 2014. Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  12.  Anderson Rocha de Almeida. Da Unicidade Virtual a Polifonia Real: micropolíticas Ticunas no Alto Solimões -AM/Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  13. Rita de Cássia Melo Santos. No coração do Brasil: Roquette-Pinto e a expedição à Serra do Norte (1912).  2011. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  14. Aline Moreira Magalhães. A luta pela terra como ‘oração’: Sócio géneses, trajetórias e narrativas do ‘Movimento Tupinambá. 2010. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  15. Tonico Benites. A escola na ótica dos Avá Kaiowá: impactos e interpretações indígenas. 2009. Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, FUNDAÇÃO FORD NO BRASIL. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  16. Claudia Mura. Uma tradição de Glória: O papel da Experiência para Capuchinhos e Laicos Úmbrios na Amazônia. 2007. Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  17. Andréa Cláudia Marcela Roca. Os Objetos alheios, histórias compartilhadas: os usos do tempo em um museu etnográfico. 2006. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  18. Silvina Bustos Argañaraz. Das Trevas Missionárias: Práticas Missionárias dos Capuchinhos da Úmbria no Alto Solimões. 2004. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  19. Paulo Sérgio Delgado. O faccionismo Xavante na terra indígena São Marcos e a Cidade de Barra do Garça. 2003. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense, . Coorientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  20. Andrey Cordeiro Ferreira. Mudança cultural e afirmação identitária: a antropologia, os Terena e o debate sobre aculturação. 2002. 117 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  21. Maria José Freire. A construção de um réu: Payakã e os índios na imprensa brasileira durante a ECO-92. 2001. 154 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  22. Silvina Bustos Arganaraz. Sobre política indigenista. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  23. Fabio Mura. A Habitação Kayowá: Aspectos tecnológicos e sociopolíticos. 2000. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  24. Marcondes Secundino de Araújo. Temas e conexões no campo político intersocietário Fulni-ô. 2000. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  25. Nora Julia Arias. Política e cultura enre os índios Tobas (Argentina). 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  26. Aloir Paccini. Pacificar: Relações Interétnicas e territorialização dos Rikbatsa. 1999. 261 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  27. Edmundo Marcelo Pereira. Os Índios Witoto, Bora e Yagua no Noroeste Amazônico. 1999. 110 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  28. José Maurício Andion Arruti. O Reencantamento do Mundo: Trama Histórica e Arranjos Territoriais Pankararu. 1996. 296 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  29. Edwiges Marta Ioris. A Funai, Os Campa e Os “Índios Bravos”: O Avesso da Proteção. 1996. 181 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  30. Axel Cesar Lazzari. Vivam Os Índios Argentinos!: Análise Discursiva de Uma Situação Social de Fronteiras. 1996. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  31. Guilherme Martins Macedo. Negociando A Identidade Com Os Bravos: Política e Religião Em Um Núcleo Urbano Ticuna. 1996. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  32. Sara Arroyo Alonso. Os Tembé de Guama: Processo de Construção da Cultura e Identidade Tembé. 1996. 241 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  33. Nora Julia Arias. O Bairro Toba Na Cidade de Resistência: Questão de Estigma, Jogo Político Ou Diversidade Cultural. 1996. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  34. Vivian Flanzer. Muros Invisíveis Em Copacabana: Uma Etnografia dos Rodeslis Na Cidade do Rio. 1994. 233 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  35. Angela Maria Torrezan. Quem Parte, Quem Fica: Uma Etnografia Sobre Imigrantes Brasileiros Em Londres. 1994. 244 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  36. Silvia Aguiar Carneiro Martins. Os Caminhos da Aldeia. Os índios Xucuru-Kariri em diferentes contextos situacionais. 1994. 0 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  37. Henyo Trindade Barreto Filho. Tapeba, Tabetanos e Pernas-De-Pau: Etnogenese Como Processo Social e Luta Simbolica. 1993. 692 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  38. Carlos Guilherme Octaviano do Valle. Terra, Tradicao e Etnicidade: Um Estudo dos Tremembe do Ceara. 1993. 419 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  39. Marcelo Manuel Piedrafita Iglesias. O Astro Luminoso: Associacao Indigena e Mobilizacao Entre Os Kaxinawa do Rio Jordao. 1993. 477 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  40. Rodrigo de Azeredo Grunewald. Regime de Indio e O Faccionalismo: Os Atikum da Serra do Uma. 1993. 238 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  41. Mercia Rejane Rangel Baptista. De Caboclos da Assuncao A Indios Truka: Estudo Sobre A Emergencia da Identidade Etnica Truka. 1992. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  42. Lucy Paixao Linhares. Animus Domini: Uma Analise das Discriminatorias de Terras Publicas No Acre. 1992. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  43. Regina Maria de Carvalho Erthal. Atrair e Pacificar: A Estrategia da Conquista. 1992. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  44. Marcia Anita Sprandel. Brasiguaios: Conflito e Identidade Em Fronteiras Internacionais. 1992. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  45. Rogerio Santos Victer. Carisma e Rotina Na Sucessao de Uma Lideranca Religiosa: A Participacao dos Indios Cocama Na Renovacao da Cruzada. 1992. 172 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  46. Vania Fialho de Souza. As fronteiras do ser Xukuru. 1992. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, . Coorientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  47. Sidenei Clemente Peres. Arrendamento e Terras Indigenas: Analise de Dois Modelos de Ação Indigenista No Nordeste (1910-1960). 1992. 269 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  48. Rubem Ferreira Thomaz de Almeida. O Projeto Kaiowa-Nandeva: Uma Experiencia de Etnodesenvolvimento Junto Aos Guarani-Kaiowa e Guarani-Nandeva Contemporaneos do Mato Grosso do Sul. 1991. 441 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  49. Wallace de Deus Barbosa. Os Índios Kambiwá de Pernambuco: arte e identidade étnica. 1991. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Coorientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  50. Carlos Augusto da Rocha Freire. Antropologia e Indigenismo: O Conselho Nacional de Protecao Aos Indios no Centro Rondon (1955). 1990. 379 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  51. Ana Lucia Lobato de Azevedo. ‘A Terra Somo Nossa’. Uma Analise dos Processos Politicos Na Construcao de Terra Potiguara. 1987. 199 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.

  52. Antonio Carlos de Souza Lima. Aos Fetichistas, Ordem e Progresso: Um Estudo de Campo Indigenista No Seu Estado de Formacao. 1985. 572 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho