Reinaldo Otaviano do Carmo, Quintino Emílio Marques e Miguel Avelino Firmino, professores Ticuna, trabalham na revisão das provas do livro ToruDuuUgu (Nosso Povo), na casa do antropólogo. Maio de 1985.
Reunião de comissão do CGTT com representantes do Conselho de Segurança Nacional que, na sala da presidência da FUNAI, comunicam aos indígenas que” por razões de Estado” o governo não realizará a demarcação das Terras Indígenas Evare I e II. Na foto, tirada por um indígena, o coronel Carneiro confronta os argumentos do antropólogo sob o olhar irado de Pedro Inácio Pinheiro, capitão da aldeia Vendaval e presidente do CGTT. Brasília, setembro de 1987.
Professores indígenas em visita ao Museu Maguta, recebidos por Nino Fernandes e Paulino (Diretor e Vice-Diretor), juntamente com antropólogo. Julho de 2010.
Com Otávio Velho, Alfredo Wagner e Terri Aquino, durante encontro do Projeto Nova Cartografia. Manaus, agosto de 2010.
Da esquerda para a direita, Luiz de Castro Faria, Roberto Cardoso de Oliveira,Roque de Barros Laraia e João Pacheco de Oliveira. Museu Goeldi, Belém (PA), seminário em homenagem a Eduardo Galvão, 1997. Foto realizada por Yonne Leite.
Acompanhando comissão de líderes indígenas Ticuna em visita a Procuradoria Geral da República para solicitar apoio ao processo de reconhecimento de suas terras. Brasília, setembro de 1987.
Reunião com chefes de família da aldeia Umariaçu para apresentação de indigenistas recém chegados. Posto Indígena Ticuna, 1975.
Durante viagem com líderes do Conselho Geral da Tribo Tikuna/CGTT para fiscalização da demarcação realizada através de Convênio MAGUTA/VIDC/FUNAI. Com Adercio Custódio Manoel, capitão de Campo Alegre e vice-presidente do CGTT (a direita). Rio Içá, novembro de 1992.
Subindo o igarapé São Jerônimo (Tonetu), à caminho do Evare, com Pedro Inácio Pinheiro, capitão da aldeia Vendaval, com sua esposa e filhos. 1983.
Mesa de encerramento da Reunião Brasileira de Antropologia, com Eliane Cantarino, Mariza Peirano e Rosilene Alvim, integrantes da Diretoria 1994-1996,respectivamente tesoureira, vice-presidente e secretaria. Salvador (BA), julho 1996.
Com a equipe que trabalhou na montagem da Exposição Os Primeiros Brasileiros no Museu de Arqueologia (MAE/UFBA), em exibição em Salvador (BA) de 02 a 10 de julho de 2017

Apresentação

É antropólogo e Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Fez pesquisa de campo prolongada com os índios Tikuna, do Alto Solimões (Amazônia), da qual resultou sua dissertação de mestrado (UNB, 1977) e sua tese de doutoramento (PPGAS, 1986), publicada em 1988. Realizou também pesquisas sobre políticas públicas, coordenando um amplo projeto de monitoramento das terras indígenas no Brasil (1986-1994), com apoio da Fundação Ford, projeto que resultou em muitos trabalhos analíticos, coletâneas e atlas. Orientou mais de 60 teses e dissertações no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), voltadas sobretudo para povos indígenas da Amazônia e do Nordeste, em programa comparativo de pesquisas em etnicidade e território apoiado pelo CNPq e FINEP. Atuou como professor-visitante em alguns centros de pós-graduação e pesquisa no Brasil (UNICAMP, UFPE, UFBA e Fundação Joaquim Nabuco e UFAM) e no exterior (Universidad Nacional de La Plata/Argentina, Università di Roma La Sapienza , École des Hautes Études en Sciences Sociales/Paris, Universidad Nacional de San Martin/UNSAM/Buenos Aires e Institute des Hautes Études de l`Amérique Latine/;IHEAL/Sorbonne Nouvelle/Paris 3). Leia mais.







Fronteira, Território e Tradição: Convergências entre Etnologia e História

João Pacheco de Oliveira Mediação: Lucybeth Arruda Data: quarta-feira, 5 de abril 2017 Hora: 19:00 Local: UFOPA, Auditório Wilson Fonseca, … Continue reading “Fronteira, Território e Tradição: Convergências entre Etnologia e História”

saiba mais

lançamento do livro “Pacificar o Brasil: das guerras justas às UPP’s”.

Convite para lançamento do livro “Pacificar o Brasil: das guerras justas às UPP’s”. Com artigos, entre muitos outros, de João … Continue reading “lançamento do livro “Pacificar o Brasil: das guerras justas às UPP’s”.”

saiba mais

Aula Inaugural no Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Social/PPGAS Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS “Alteridade, subjetividade e destino – uma experiência de adoção de uma criança … Continue reading “Aula Inaugural no Programa de Pós-Graduação em Antropologia”

saiba mais