Teses Orientadas
Núbia Vieira Cardoso. O PARAÍSO DO GADO: A dinâmica geoeconômica do Município de São Félix do Xingu na atualidade. 2023. Tese de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia, PPGEO/UERJ, Rio de Janeiro. Co-orientador: João Pacheco Oliveira Filho.
-
Enoc Moisés Merino Santi. Warmipangui Kichwa canelos (Amazonía ecuatoriana): memoria, afectividad, cuerpo y persona. 2022. Tese de Doutorado, PPGAS/Museu Nacional – UFRJ, Rio de Janeiro. Orientador: João Pacheco de Oliveira Filho.
-
Romy Guimarães Cabral. Territórios virtuais: Munduruku no ciberespaço. Um estudo de caso a partir da aldeia Kwatá/Borba – Am. 2022. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Antropologia Social) – Universidade Federal do Amazonas. Orientador: João Pacheco de Oliveira Filho.
-
Aline Chaves Rabelo. SE VOCÊ QUISER ENFRENTAR UM LEÃO, VOCÊ PRECISA TER UMA LANÇA. O movimento indígena na Tanzânia e os contornos da etnicidade. 2021. Tese (Doutorado em Antropologia Social), PPGAS/Museu Nacional – UFRJ, Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: João Pacheco de Oliveira Filho.
-
Vera Lúcia da Silva. Sentidos e Usos do Tempo em Narrativas Pataxó de Comexatibá: Entre imagens-vestígios e imagens-sinais, a ‘luta de índio’. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade) – Universidade Federal do Sul da Bahia. Orientador: João Pacheco de Oliveira Filho.
- Socorro de Souza Batalha. Parintinização: Os fluxos culturais do Wãnkõ Kaçaueré em festas populares na Amazônia. Tese de Doutoramento. PPGAS-UFAM, Manaus, 09/07/2020.
- Marlise Mirta Rosa. A mobilidade de Warao no Brasil e os modos de gestão de uma população em trânsito: reflexões a partir das experiências de Manaus-AM e de Belém-PA. Tese de doutoramento. PPGAS-Museu Nacional, UFRJ, Rio de Janeiro, 07/07/2020.
- Daniela Fernandes Alarcon. O retorno dos parentes mobilização e recuperação territorial entre os Tupinambá da Serra do Padeiro, sul da Bahia. Tese de doutoramento. PPGAS-Museu Nacional, UFRJ, Rio de Janeiro, 13/02/2020.
-
Genoveva Amorim. Entre viajar e morar: Narrativas sobre a territorialidade Kulina. Tese de doutoramento. PPGAS- UFAM. março de 2019
-
Jeanneth Alexandra Yepez Montufar. Relações Interétnicas no Equador. Tese (Doutorado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2018.
-
Rita de Cássia Melo Santos. Um naturalista e seus múltiplos: colecionismo, projeto austríaco nas Américas e as viagens de Johann Natterer ao Brasil (1817-1835). 2016. Tese (Doutorado em Antropologia Social), PPGAS/Museu Nacional – UFRJ, Rio de Janeiro, 2016.
-
Maria Rossi Idarraga. Identidades sem Pertencimento. 2016. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Guilherme Gitahy de Figueiredo. Inventando autonomias no Médio Solimões: uma etnografia dialógica da rádio Xibé e suas redes. 2015. Tese (Doutorado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Katiane Silva. Parente é serpente; Ambientalismo, conflitos sociais e uso de recursos naturais no Auati-Paraná, Amazonas. 2015. Tese (Doutorado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Mariana Dantas Albuquerque. Dimensões da participação política indígena na formação do Estado nacional brasileiro: revoltas em Pernambuco e Alagoas (1817-1848). 2015. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Tonico Benites. Rojeroky hina ha roike jevy tekohape (Rezando e lutando): o movimento histórico do Aty Guasu dos Ava Kaiowa e dos Ava Guarani pela recuperação de seus tekoha. 2014. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Pablo Antunha Barbosa. (En)quête de la. 2014. Tese (Doutorado em Anthropologie Sociale et Ethnologie) – Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, Conseil Régional d’Ile de France. Coorientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Aline Moreira Magalhães. Esquecer-se de si: morte, emoções e autoridades em uma comunidade Ticuna. 2014. Tese (Doutorado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Claudia Mura. Todo mistério tem dono!?: ritual, política e tradição de conhecimento entre os Pankararu. 2012. Tese (Doutorado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Maria José Alfaro Freire. Rumi Llacta: turismo, tradição e política em Sibayo (Peru). 2011. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Andrea Cláucia Marcela Roca. Os Sertões e o Deserto: Imagens da ?Nacionalização? dos [Índios no Brasil e na Argentina na Obra do Artista Viajante J. M. Rugendas. 2010. Tese (Doutorado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Guilherme Figueiredo. Quando a cidade atraca nas aldeias: invenção da autonomia na Terra Indígena Barreira da Missão. 2010. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Fátima Regina Nascimento. Formação das Coleções Etnográficas do Século XIX no Museu Nacional. 2009. 0 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Marcelo Manuel Piedrafita Iglesias. Kaxinawá do Rio Jordão: territorialização, reorganização política e mudança cultural. 2008. 0 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Andrey Cordeiro Ferreira. Tutela e Resistência Indígena: Etnografia e História das Relações de Poder entre os Terena e o Estado Brasileiro. 2007. 0 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Nora Julia Arias. Voltas e Re-Voltas Estratégicas dos Toba Rosarinos – De resistência a Rosário. 2005. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Mércia Rejane Rangel Batista. Descobrindo e Recebendo Heranças: As Lideranças Truká. 2005. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Coordenação do Pessoal de Nivel Superior – PICD. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Carlos Augusto da Rocha Freire. Sagas Sertanistas: Práticas e Representações do Campo Indigenista no Século XX. 2005. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Edmundo Marcelo Mendes Pereira. “Nimaira Uruki, Nyetara Uruki: Esa El Mi Lucha” Ritual e Política entre os Uitotomurui, Rio Caraparaná, Amazônia Colombiana. 2005. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Sara Alonso Arroio. Fazendo a Unidade uma Perspectiva Comparativa na Construção de Itamoari e Jamari como Quilombos. 2004. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Leonardo Costa de Castro. Da Biodiversidade: Políticas e Representações da Mata Atlântica. 2003. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
José Maurício Andion Arruti. Etnias Federais – o processo de identificação de índios e negros no sertão do São Francisco. 2002. 512 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Ana Flávia Moreira Santos. Territorialidade, direitos e diferença entre os Mura (Aautazes – AM). 2002. 0 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Denise Fagundes Jardim. Palestinos no extremo sul do Brasil: identidade étnica e os mecanismos da produção da etnicidade. 2001. 376 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Wallace de Deus Barbosa. Um embate de culturas’: análise de processos políticos e estratégias sócio-culturais na construção das identidades Kambiwá e Pipipã. 2001. 278 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Alexandra Barbosa da Silva. Território e processos políticos no Mato Grosso do Sul: índios e trabalhadores rurais. 2001. 0 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Rodrigo de Azevedo Grunewald. Os Índios do Descobrimento: Os Pataxós e o Turismo. 2000. 353 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Carlos Augusto da Rocha Freire. Sagas sertanistas: práticas e representações do campo indigenista no século XX. 2000. 0 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Fabio Mura. Território e mudança cultural entre os Guarani Kayowá. 2000. 0 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Sara Arroyo Alonso. Remanescentes de Quilombos no rio Gurupi (Pará). 2000. 0 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Iara Ferraz. De Gaviões à Comunidade Parkatêjê: uma reflexão sobre processos de reorganização social. 1998. 212 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Ana Maria Daou. A cidade, o teatro e o ‘Paiz das Seringueiras’: práticas e representações da sociedade amazonense na virada do século XIX. 1998. 413 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Rita Heloísa de Almeida. A Experiência do Diretório dos Índios No Brasil Colonial: Perspectiva A Longo Prazo e Estudos Comparativos. 1995. 502 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
-
Maria de Fátima Roberto. Indios de Rondon: Os Pareci e A Comissão de Linhas Telegráficas. 1994. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Joao Pacheco de Oliveira Filho.
Tese de doutorado (em andamento)
Fernanda Oliveira Silva. Início: 2020. PPGAS – UFAM, Amazonas.
Wemerson Ferreira da Silva. Início: 2020. PPGAS – Museu Nacional. UFRJ, Rio de Janeiro.
Rodrigo Oliveira Braga Reis. Início: 2019. PPGAS – Museu Nacional. UFRJ, Rio de Janeiro.
Vinicius Cosmo Benvegnu. Início: 2019. PPGAS – UFAM, Amazonas.
Bartolomeu Cícero dos Santos. Início: 2019. PPGAS – Museu Nacional. UFRJ, Rio de Janeiro.
José Fernandes Mendonça. Início: 2019. PPGAS – Museu Nacional. UFRJ, Rio de Janeiro.
Rafael de Andrade. Início: 2017. PPGAS- Museu Nacional. UFRJ, Rio de Janeiro.