Acervo

Imagens em deslocamento: percursos em Arte e Antropologia

Dados da Obra

Autor(es): Autores: João Pacheco de Oliveira, Marina Cavalcante Vieira, Marcelo R. S. Ribeiro, Ulisses Neves Rafael, Layla Bomfim, Letícia Oliveira Feijão Galvão, David Ribeiro Correia, Luís Matheus Brito Meneses, Maryanna Santos, Isla Maria Vital Gristelli e Lucas Vieira Santos Silva
Apresentação: Renata de Mello
Organização: Marina Cavalcante Vieira, Luís Matheus Brito Meneses e Lucas Vieira Santos Silva

Editora: Editora Criação

Ano de produção: 2025

Idioma Original: Português

Download em PDF

Outros Links

Editora Criação

Catalogação da Obra

Cutter: V658i

Titulo, Subtitulo e indicação de responsabilidade: Vieira, Marina Cavalcante; Meneses, Luís Matheus Brito; Silva, Lucas Vieira Santos (org.). Imagens em deslocamento: percursos em Arte e Antropologia / Organizadores: Marina Cavalcante Vieira, Luís Matheus Brito Meneses e Lucas Vieira Santos Silva. – 1. ed. – Aracaju, SE : Criação Editora, 2025.

Notas: Ebook pdf 345 p.; il. tabs.; quadros; fotografia. Inclui bibliografia.

ISBN: 978-85-8413-644-5

Assuntos e pontos de acesso secundario: 1. Antropologia. 2. Montagem. 3. Restituição. 4.Relações Étnico-Raciais. I. Título. II. Assunto. III. Organizadores.

Classificação do Assunto: CDD 301
CDU 572

Responsavel: Pedro Anizio Gomes - CRB-8 8846

Resumo

O livro Imagens em deslocamento: percursos em Arte e Antropologia é uma coletânea de onze capítulos sobre reflexões que promovem o encontro entre as duas disciplinas. Juntas, elas indicam uma série de vias para o contato com as imagens, sobretudo imagens de naturezas heterogêneas: a colagem, a gravura, a fotografia e a pintura que, de modos distintos, vinculam-se ao espaço expositivo ora do museu, ora da rua. Numa das notas de abertura, a organizadora Marina Cavalcante Vieira chama a atenção para as tipificações que se distribuem entre “imagens-abertura”, “imagens-pensamento” e “imagens-bifurcação”, de modo que elas — em vez de ocupar uma função decorativa — possam transformar-se na força propulsora das pesquisas.
A lição transversal do livro, que conta com o apoio do Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGA/UFS), tem a ver com os modos relacionais que, dentro e fora das circunstâncias de pesquisa, um sujeito constrói com as imagens. Na maior parte do tempo, está em jogo uma cadeia de imagens — e não uma imagem isolada, nem sequer uma imagem-síntese. Isto é, o múltiplo é indissociável das metodologias que pesquisadores e pesquisadoras colocam em operação. De capítulo em capítulo, os trabalhos passam das manifestações urbanas para os debates sobre restituição, das instâncias performáticas para as reflexões sobre arquivos, criando um fio de hipóteses que põe eventos do passado em contato com eventos do presente. Um diálogo ininterrupto.
Primeira publicação do Coletivo Peia (Performance, Imagem e Arte), Imagens em deslocamento possui textos de João Pacheco de Oliveira, Marina Cavalcante Vieira, Marcelo R. S. Ribeiro, Ulisses Neves Rafael, Layla Bomfim, Letícia Oliveira Feijão Galvão, David Ribeiro Correia, Luís Matheus Brito Meneses, Maryanna Santos, Isla Maria Vital Gristelli e Lucas Vieira Santos Silva, bem como apresentação de Renata de Mello e organização de Marina Cavalcante Vieira, Luís Matheus Brito Meneses e Lucas Vieira Santos Silva. As ilustrações são de Isla Maria Vital Gristelli.