Acervo
A Cidade, O Teatro e o Paiz Das Seringueiras
Dados da Obra
Orientando: Ana Maria Lima Daou
Ano de produção: 2014
Idioma Original: Português
Outros Links
Catalogação da Obra
Titulo, Subtitulo e indicação de responsabilidade: DAOU, Ana Maria Lima. A Cidade, O Teatro e o Paiz Das Seringueiras. Rio Books, 2014.
Mini Currículo
É doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Antropologia Social (1998) Pela Universidade Federal do Rio de janeiro (1988). Graduada em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) com especialização em Metodologias de Desenvolvimento Urbano pelo IBAM - Rio de Janeiro (1979). Pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales-EHESS, Paris (2014-2015).É Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, departamento de Geografia , com experiência de ensino, pesquisa , extensão universitária e orientações de monografia, mestrado e doutorado nas áreas e Geografia Humana e de Antropologia Social. Atua principalmente nos seguintes temas: antropologia, geografia humana, espaço e cultura, amazônia, cidade e elites,território, identidade e paisagem, efeitos sociais de grandes projetos, educação e ensino de geografia, imagem e ciências sociais, antropologia e meio ambiente, jardins e sensibilidades,natureza e representação do nacional e mapeamentos sociais.
Resumo
“A cidade de Manaus no apogeu da borracha é pensada como se fosse o foco de luz confrontado com a escuridão das matas, tida como o oásis de civilização em meio ao deserto de história e ao primado da natureza.” É exatamente por isso que ela é repetida e obsessivamente descrita, recordada, criticada e interpretada por dezenas de cientistas, viajantes, administradores, intelectuais e artistas.”