Acervo

De Caboclos da Assunção a Índios Truká: Estudo sobre a emergência da identidade étnica Turká

Dados da Obra

Orientando: Mércia Rejane Rangel Batista

Ano de produção: 1992

Idioma Original: Português

Outros Links

Busca Integrada UFRJ

Lattes

Escavador

Catalogação da Obra

Titulo, Subtitulo e indicação de responsabilidade: Mércia Rejane Rangel Batista. De Caboclos da Assunção a Índios Truká: Estudo sobre a emergência da identidade étnica Turká. 1992. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: João Pacheco de Oliveira Filho.

Mini Currículo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de Campina Grande, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFCG;. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: etnografia, identidade étnica, antropologia política, etnologia indígena e memória. Desenvolveu pesquisas juntos aos Povos Truká, Tumbalalá e Tuxá. Tendo realizado o trabalho de pesquisa para a produção do relatório de identificação territorial (RTID) do Quilombo Grilo (Paraíba), entre os anos de 2008-2009, e desenvolve pesquisas sobre a presença dos ciganos no Brasil. Atualmente vem estudando a presença dos indígenas Warao na Paraíba.

Resumo

Este trabalho e resultado de uma pesquisa de campo de aproximadamente 135 dias, realizada durante os anos de 1989-1991. Estudou-se o grupo indígena Truká, localizado na Area Indigena Assunção, município de Cabrobó, Sertão de Pernambuco. Como objetivo maior procedeu-se a uma investigação do processo de formação e manipulação da identidade étnica, através da constituição deste grupo enquanto uma comunidade. Deu-se atenção às reivindicações de acesso e garantia da terra identificada enquanto o território deste grupo. Foi possível, através da análise da esfera mágico-religiosa detectar um dos processos de construção e manutenção da identidade coletiva Truká, como também do processo de incorporação e exclusão individual e familiar, que se revela através do uso de sinais diacríticos. Desta maneira procedeu-se a uma rápida investigação histórica enfocando-se os registros disponíveis, sobre a região na qual o grupo localiza-se hoje. A seguir tentou-se, partindo do material etnográfico, proceder a uma descrição analítica com vistas ao objetivo colocado e ao mesmo tempo compreender o fenômeno étnico, através da análise de um estudo de caso.