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Fazendo a Unidade: Uma perspectiva comparativa na construção de Itamoari e de Jamary como quilombos

Dados da Obra

Orientando: Sara Alonso Arroyo

Ano de produção: 2004

Idioma Original: Português

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Catalogação da Obra

Titulo, Subtitulo e indicação de responsabilidade: Sara Alonso Arroyo. Fazendo a Unidade: Uma perspectiva comparativa na construção de Itamoari e de Jamary como quilombos. 2004. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Pacheco de Oliveira Filho.

Mini Currículo

Possui graduação em Geografia e Historia ,especialidade Antropologia - Universitat de Barcelona -Espanha (1988), estudos e pesquisas de mestrado e doutorado em Antropologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional), respectivamente em 1996 y 2004, com certificado de Homologação do título de doutora em Antropologia pela Universitat de Barcelona. Foi pesquisadora associada em diferentes instituições i entidades do Para, entre estas, no Museu Paraense Emílio Goeldi, com bolsa de Desenvolvimento Científico Regional; no Núcleo de Altos Estudo Amazônicos, desenvolvendo pesquisa e atuando como professora em cursos de extensão universitária e seminários, além de assessoria sobre direitos socioculturais e territoriais ( populações indígenas e quilombolas na Amazônia). De 2006 a 2010 participou do Grupo de Estudos sobre Culturas Indígenas e Afro-americanas (CINAF) da Universitat de Barcelona. De 2009 a 2015, foi professora do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Comunicação e Relações internacionais Blanquerna- Universitat Ramon Llull /Barcelona (Espanha), onde ministrou o curso Diferencias Culturais na Comunicação, com ênfase na perspectiva de gênero. Atualmente é professora do Máster oficial de estudos Avançados em Exclusão Social da Universitat de Barcelona e da Escola Universitária de Enfermagem Campus Docent de Sant Joan de Deu (Espanha). Desde 2009 participa do Grupo de Pesquisa sobre Exclusão Social e Controle Social (GREC) e desde 2014 do GEDES (Grupo de estudos sobre dispositivos de exclusão, ambos da Universitat de Barcelona. Também desde 2014, participa do Grupo de Estudos, Estado, Hidroelétricas e Conflitos do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Social e Cultural. As líneas de pesquisa têm se centrado no estudo das Identidades, Grupos e/ou Movimentos, concretamente, no estudo dos Processos de Construção i Legitimação Politica e Cultural de Grupos e Identidades e os vínculos com políticas (nacionais e internacionais). Com maior o menos ênfase metodológica, tem se priorizado três interconexões: a lei (ou politicas) agentes e/ou práticas de mediação (movimentos ou mobilizações e produção de conhecimento ou saberes expecializados), e definição e subjetivação de populações e identidades socioculturais nos espaços urbanos e rurais; Socioantropologia das Cidades, agentes, produção da diversidade e do urbano; dimensão simbólica das práticas; cidades, povoados, impactos ambientais e populações tradicionais. As referencias empíricas e etnográficas nas pesquisas realizadas no Brasil (Para,Maranhão/Amazônia ) têm sido Populações Tradicionais, Indígenas, Afro-brasileiras (Quilombos), e Movimentos Sociais ou étnico-raciais. As pesquisas realizadas na Espanha têm como base empírica pessoas em situação de ?sem abrigo ? (?homeless?), jovens e população em situação de ?relação intercultural? no espaço da cidade de Barcelona e em outras cidades ou vilas da Espanha.

Resumo

A partir da análise das práticas de determinados agentes de mediação, este trabalho busca examinar as contribuições desses agentes para a constituição de identidades e grupos, no marco dos processos de construção do estado-nação e, particularmente, para o fazer-se de Jamary dos Pretos (MA) e de Itamoari (PA) e seus moradores como quilombos. Desta forma, pretendemos mostrar, que os grupos e identidades são parte e resultado constitutivo de um processo de construção da realidade social, no contexto das relações que decorrem entre diversos agentes e os grupos que emergem como novos atores políticos, no marco da elaboração e implementação de políticas. Partindo de uma série de questões relativas às conexões entre políticas culturais e o conhecimento antropológico, no Capítulo I realizamos um exercício reflexivo sobre a literatura que focaliza a atualmente denominada temática dos “quilombos”. Em seguida, os Capítulos II, III e IV tratam da etnografia dos processos de Itamoari e de Jamary dos Pretos, que colocam em pauta as continuidades e descontinuidades dos grupos na conquista dos seus direitos à terra, assim como se opera e legitima a passagem desses grupos para a condição de quilombos. O Capítulo V apresenta uma análise reflexiva dos processos de pesquisa em Itamoari e Jamary que, pautados pelos trabalhos de história ou resgate da memória do quilombo, procuram trazer as etnografias para um exercício comparativo das mediações nestes processos. Ao final, um exercício comparativo visa traçar os pontos em comum e as particularidades de cada processo, assim como as contribuições sociológicas e etnográficas para a compreensão de grupos, de um modo geral e para cada situação em particular.