Acervo

“Mil peças”: coleções Ticuna do Museu Nacional no contexto da Antropologia (séculos XX – XXI)

Dados da Obra

Orientando: Bianca Luiza Freire de Castro França

Ano de produção: 2018

Idioma Original: Português

Outros Links

PPACT / MAST

Lattes

Orcid

Escavador

Catalogação da Obra

Titulo, Subtitulo e indicação de responsabilidade: Bianca Luiza Freire de Castro França. "Mil peças": coleções Ticuna do Museu Nacional no contexto da Antropologia (séculos XX - XXI). 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia) - Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia, PPACT / MAST. Coorientador: João Pacheco de Oliveira Filho.

Mini Currículo

Doutora em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC/ CPDOC-FGV), mestre em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT/ MAST), Licenciada em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com especialização em Sociologia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e especialização em Docência pelo IFMG/ Arcos. Foi pesquisadora colaboradora no projeto de reestruturação do Setor de Etnologia e Etnografia do Museu Nacional (RJ), e é pesquisadora/colaboradora no projeto de biografias indígenas "Os Brasis - Memórias indígenas". Foi pesquisadora no projeto Patrimônio documental indígena: trabalho colaborativo entre a FGV CPDOC e o Povo Apinajé, do FGV CPDOC, com coordenação do Prof. Dr. Celso Castro. Seus interesses acadêmicos giram em torno dos estudos sobre Patrimônio e História dos indígenas brasileiros; História da Ciência no Brasil com foco na Antropologia e Etnologia brasileira; processos de formação de coleções etnográficas no século XX e sua revisitação, releitura e curadoria participativa pelos indígenas que os produziram. Trabalha desde 2017 com acervos digitais de Antropologia e Etnologia. Na área de Educação, atua com pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na área de História. É autora de material para graduação em História na modalidade EAD da graduação em História da UniLaSalle e material de História da Religião para o Grupo A. Áreas de atuação: História; Sociologia; Educação; Patrimônio; Acervos e Etnologia.

Resumo

Esta dissertação aborda a formação de coleções de objetos dos indígenas Ticuna para o Museu Nacional do Rio de Janeiro, no contexto da Antropologia do século XX, com recorte para a atuação dos etnólogos/antropólogos: Curt Nimuendajú, em 1941, e 1942; Roberto Cardoso de Oliveira, em 1959 e 1962; e João Pacheco de Oliveira, em 1981. Divulga e analisa os dados levantados sobre as coleções Ticuna do Museu Nacional formadas nos séculos XIX e XX, contextualizando e analisando a formação dessas coleções, resgatando informações sobre seus coletores e aspectos quantitativos e qualitativos das mesmas. Analisa a coleta, guarda e exibição de objetos Ticuna, em especial as máscaras rituais e os tururis (tecido de fibra vegetal), no contexto da Antropologia do século XX e dos trabalhos que vinham sendo realizados no Setor de Etnologia do Museu Nacional no XXI, traçando uma trajetória, da aldeia ao
museu, para esses objetos, a partir do conceito de semióforo. O trabalho traz, ainda, a problematização do corpus documental que organiza e classifica os objetos coletados, que foram organizados tanto sob critérios arquivísticos e bibliotecários, no caso dos relatórios e documentos escritos, quanto sob critérios museológicos, no caso dos objetos etnográficos. O próprio arquivamento destes documentos, sua hierarquia, classificação e preservação foi problematizado. Apresenta ao final um Produto técnico- científico, segundo requisito para aprovação no curso de Mestrado Profissional em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT/MAST) e em diálogo com a linha de pesquisa 1 – Acervos, História e Divulgação. Trata-se de um livreto de divulgação dos resultados do trabalho de revisitação às coleções Ticuna do Setor de Etnologia e Etnografia do Museu Nacional. Com isso, visa contribuir para os estudos e releituras de coleções etnográficas, e reflexões acerca dos museus, enquanto espaço
de ciência e de preservação de memórias coletivas em sua historicidade e contemporaneidade somando resultados aos estudos acerca da História, preservação e divulgação de acervos etnográficos na área de Acervos C&T.