Acervo

Nasci numa viagem, no balaio das estrelas: histórias de mulheres indígenas no Vaupés

Dados da Obra

Orientando: María Rossi Idarraga

Ano de produção: 2024

Idioma Original: Português

Outros Links

Eduerj

Lattes

Orcid

Escavador

Catalogação da Obra

Titulo, Subtitulo e indicação de responsabilidade: IDARRAGA, María Rossi. Nasci numa viagem, no balaio das estrelas: histórias de mulheres indígenas no Vaupés. Eduerj, 2024.

Mini Currículo

Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós - doutoranda na mesma instituição. Possui graduação em Antropologia - Universidad de Los Andes (2004) e mestrado em Estudios Latinoamericanos pela Universidade Autónoma de Madrid (2010) e a Universidade de Toulouse II - Le Mirail (2011). Pesquisa desde 2006 no noroeste amazônico, em contextos rurais e urbanos, com povos indígenas, sobre gênero, etnicidade, participação política e desigualdades. Professora na Universidade Federal do Amazonas, no Instituto Natureza e Cultura, Campus Benjamin Constant.

Resumo

A partir de narrativas de mulheres indígenas que habitam no Vaupés, na Colômbia, o livro propõe uma reflexão sobre a articulação entre gênero e etnicidade como produto de relações históricas, compostas por vários marcadores de diferenças.

Com base na questão das relações de gênero, a autora aborda as mudanças entre os povos indígenas na região, afastando-se da percepção que as associa apenas a processos de urbanização, de colonização ou de evangelização. Com esse fim, observa como são contestadas e reconfiguradas as formas de estabelecer coletividades nos grupos indígenas.

A obra evidencia formas como são construídas e experimentadas as relações de identificação, de diferenciação e de pertencimento a grupos étnicos e revela a etnicidade feminina, no Vaupés, como um conjunto de posições, processos e lugares de enunciação particulares.