Acervo

O Astro Luminoso: Associação indígena e mobilização étnica entre os Kaxinawá do rio Jordão

Dados da Obra

Orientando: Marcelo Manuel Piedrafita Iglesias

Ano de produção: 1993

Idioma Original: Português

Outros Links

Busca Integrada UFRJ

Lattes

Escavador

Catalogação da Obra

Titulo, Subtitulo e indicação de responsabilidade: Marcelo Manuel Piedrafita Iglesias. O Astro Luminoso: Associação indígena e mobilização étnica entre os Kaxinawá do rio Jordão. 1993. 477 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: João Pacheco de Oliveira Filho.

Mini Currículo

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1987), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1993) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2008). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena. Atuando principalmente nos seguintes temas: Kaxinawá, Mediação, Tutela, Território Federal do Acre.

Resumo

O objeto de investigação desta dissertação é descrever e analisar o processo de criação do Astro Luminoso no rio Jordão no ano de 1990, procurando perceber como a construção dessa sede central da área indígena (AI) fazia parte de um renovado modelo de organização política e econômica para esse grupo Kaxinawá. São explicitadas, por um lado, algumas das principais modificações que esse modelo pressupunha em relação aos modos de organização verificados em situações históricas vivenciadas pelos Kaxinawá do rio Jordão em períodos anteriores. Reflete-se acerca das relações existentes entre a interiorização daquele modelo na AI e as modalidades de representação política logradas pelo grupo a partir da fundação dos Seringueiros Kaxinawá do Rio Jordão no ano de 1988.