Acervo
O bairro Toba na cidade de Resistência: questão de estigma, jogo político ou diversidade cultural
Dados da Obra
Orientando: Nora Julia Arias
Ano de produção: 1996
Idioma Original: Português
Download em PDFOutros Links
Catalogação da Obra
Titulo, Subtitulo e indicação de responsabilidade: Nora Julia Arias. O bairro Toba na cidade de Resistência: questão de estigma, jogo político ou diversidade cultural. 1996. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Pacheco de Oliveira Filho.
Mini Currículo
Possui graduação como bachelard em Antropologia Social - Facultad Humanidades y Artes - UNR (1991), mestrado em Antropologia Social pelo PPGAS - Programa de Posgraduaçao em Antropologia Social /Museu Nacional/UFRJ (1996) e doutorado em Antropologia pelo PPGAS/MN/UFRJ (Programa de Posgraduaçao em Antropologia Social /Museu Nacional/UFRJ (2005). Docente Pesquisadora da Escuela de Antropologia, Facultad de Humanidades y Artes - Universidad Nacional de Rosario (UNR), junto a organizaçoes indígenas do Povo Toba de Rosario, Santa Fe y Chaco em projetos radicados no LIAS (Laboratorio de Antropologia Social ) como Pesquisador asociado LIAS/ UNLP.Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnolgía indígena Urbana. Consultora Núcleo Takinahaky de Formación Superior de Profesores Indígenas. Consultora e pesquisadora asociada ao Projeto "Etnicidade, Região e Nação" (ERENA). Trabalhos de Pesquisa e Desenvolvimento em artigos impressos como Asessora e Consultora das Organizaçoes Indigenas urbanas da cidade de Rosario - Santa Fe, atraves da Facultade de Humanidades y Artes - UNR. Miembro del Instituto de Gestión de Ciudades (IGC) desempeñando tareas de asesoría y consultoría. Miembro do Directorio de Investigaciones Sociedades indígenas y campesinas de CNPq, coordinado pelo Prof. Leandro Mendes Rocha U.F.Goiás. Miembro del Colegio de Antropólogos de Argentina (Mat.696), Buenos Aires. Miembro de la Asociación Brasilera de Antropologia (ABA). Consultora de la Red Ríos Verdes (CIUR- UNR), Rosario. Miembro de LASA (Latin American Studies Association) Montreal, Canadá.
Resumo
O título deste trabalho antecipa a arena na qual se instala o debate em que se desenvolve a dinâmica social e cultural heterogênea e diferenciada em termos de cultura, identidade étnica e região. Remete aos modos singulares pelos quais se constróem sujeitos políticos e aos modos também singulares através dos quais os Tobas de Resistência se fazem ver e se reconhecer na esfera pública, reivindicando sua diferença como direito. Em situações de contato interétnico onde a etnicidade é conspícua, o preconceito se torna evidente na expressão pública da discriminação e também em relações materiais e práticas discursivas, perpetuando relações de poder opressivas entre populações diferentes.