Acervo
Os Caminhos da Aldeia… Índios Xucuru-Kariri em Diferentes Contextos Situacionais
Dados da Obra
Orientando: Silvia Aguiar Carneiro Martins
Ano de produção: 1994
Idioma Original: Português
Download em PDFOutros Links
Catalogação da Obra
Titulo, Subtitulo e indicação de responsabilidade: Silvia Aguiar Carneiro Martins. Os Caminhos da Aldeia... Índios Xucuru-Kariri em Diferentes Contextos Situacionais. 1994. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: João Pacheco de Oliveira Filho.
Mini Currículo
ossuo graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), Ph.D. em Antropologia - University of Manitoba (2003) e Pós-Doutorado pela University of Manchester em 2020 no Granada Centre for Visual Anthropology.-GCVA. Sou professora Titular em Antropologia no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social-PPGAS do Instituto de Ciências Sociais-ICS pela Universidade Federal de Alagoas, Coordenadora do grupo de pesquisa Laboratório Antropologia Visual em Alagoas/AVAL e Vice-Líder do Coletivo Religião e Cura-CuraRe. Tenho experiência na área de Antropologia Social, com ênfase em Antropologia Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: etnografia audiovisual, antropologia e religião, antropologia do corpo e da medicina, populações indígenas, xamanismo indígena e neoxamanismo (usos ritualísticos de ayahuasca, internacionalização da ayahuasca em Alagoas). Mais recentemente, produzi filme etnográfico sobre a presença do Budismo tibetano no Brasil através da presença da monja britânica Ani Zamba Chözom ( https://youtu.be/xsVtGBsQaf0 ). Atualmente realizo etnografia digital e desenvolvo projeto de extensão no campo do cinema indígena em Alagoas.
Resumo
Essa dissertação tem como objetivo descrever dados etnográficos sobre o grupo indígena Xucuru-Kariri a partir de informações que se relacionam com situações históricas em que esses índios estão inseridos, tendo sido realizada pesquisa de campo de observação direta. Para abordagem da temática terra-territorialidade indígena e ações indigenistas durante a história, foi realizado levantamento histórico-documental. Utilizando orientação teórico-metodológica sobre o contato interétnico enquanto situação de interação, essa pesquisa teve como preocupação focalizar a presença/atuação de agentes históricos inseridos em variados contextos. E considerando ambas abordagens sobre o fenômeno da etnicidade, segundo instrumentalistas e primordialistas, essa investigação tenta estabelecer empiricamente ênfase teórica sob essas diferentes abordagens, chegando a constatar que a questão dos grupos étnicos indígenas no Nordeste, tomando os Xucuru-Kariri como um estudo de caso, está fundamentalmente relacionada a contextos políticos contemporâneos.