Acervo
Os Sertões e o Deserto. Imagens da Nacionalização dos Índios no Brasil e na Argentina
Dados da Obra
Orientando: Andrea Cláudia Marcela Roca
Ano de produção: 2014
Idioma Original: Português
Outros Links
Catalogação da Obra
Titulo, Subtitulo e indicação de responsabilidade: ROCA, Andrea Cláudia Marcela. Os Sertões e o Deserto. Imagens da Nacionalização dos Índios no Brasil e na Argentina. Editora Garamond, 2014.
Mini Currículo
Possui graduação em Antropologia Social pela Universidade de Buenos Aires (2003), Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006 - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS, Museu Nacional - UFRJ), e Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010 - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS, Museu Nacional - UFRJ), atuando principalmente nas seguintes áreas: museus etnográficos, museus históricos, museus indígenas; objetos, memória e patrimônio; artistas-viajantes e políticas de representação visual sobre os indígenas no Brasil e na Argentina (século XIX). Foi Professora Auxiliar convidada no Mestrado em Antropologia Social da Universidade de Coimbra (Portugal). Durante 2013/2014 foi pós-doutoranda no PPGAS/MN/UFRJ, bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Desde 2006 é pesquisadora do LACED (Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento; Museu Nacional, UFRJ). Atualmente realiza uma pesquisa na província da Colúmbia Britânica (Canadá) sobre o chamado trabalho colaborativo entre museus e povos indígenas, processos de descolonização museológica e processos de indigenização dos museus. É professora de Português e Cultura Brasileira na University of British Columbia (UBC Vancouver, Canadá), e professora de Antropologia Cultural no Corpus Christi College (Vancouver BC, Canadá).
Resumo
Uma abordagem rigorosa e inovadora da importante obra pictórica sobre os indígenas sul-americanos produzida pelo artista alemão Johann Moritz Rugendas (1802-1858), uma dessas figuras extraordinárias que o século XIX nos legou, em suas viagens ao Brasil e à Argentina. Apoiada em uma leitura antropológica desses conjuntos de imagens e de uma multiplicidade de narrativas submersas a elas associadas, Andrea Roca teceu uma iluminadora comparação entre as políticas indigenistas que irão se consolidar no aparato e nas rotinas burocráticas do Império do Brasil e da República Argentina.