Acervo

Palestinos no Extremo Sul do Brasil: Identidade Étnica e os Mecanismos Sociais de Produção da Etnicidade

Dados da Obra

Orientando: Denise Fagundes Jardim

Ano de produção: 2001

Idioma Original: Português

Download em PDF

Outros Links

Busca Integrada UFRJ

Lattes

Orcid

Escavador

Catalogação da Obra

Titulo, Subtitulo e indicação de responsabilidade: Denise Fagundes Jardim. Palestinos no Extremo Sul do Brasil: Identidade Étnica e os Mecanismos Sociais de Produção da Etnicidade. 2001. 376 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Pacheco de Oliveira Filho.

Mini Currículo

É professora titular do departamento de antropologia da UFRGS e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da UFRGS. É licenciada (1989) e bacharel em Ciências Sociais na UFRGS (1991), mestre em antropologia pelo PPGAS/UFRGS(1991) e doutora em Antropologia Social pelo PPGAS/Museu Nacional - UFRJ (2001). Integra a diretoria da ABA (Associação Brasileira de Antropologia (ABA) como diretora da região Sul eleita para o biênio 2023-2024. Membro eleita para a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) na UFRGS (2023-2024). Autora de diversos artigos científicos e coletâneas, publicou o livro autoral "Imigrantes ou Refugiados? Tecnologias de Controle e as Fronteiras" pela Paco Editorial em 2017. Dedica-se a pesquisa sobre políticas da identidade, fronteiras, a diáspora palestina e a governamentalidade das imigrações contemporâneas. Bolsista produtividade do CNPq. Tem experiência como gestora das ações afirmativas na UFRGS e, atualmente, desenvolve estudos sobre as práticas institucionais da inclusão social para diferentes segmentos destinatários de ingresso especial e das ações afirmativas no ensino público superior. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão nas seguintes linhas de pesquisa do PPGAS: Diversidade, Transnacionalidade e Cidade - Política, Alteridade e Inclusão - Práticas expressivas, corporalidade e saúde. Email: denise.jardim@ufrgs.br Site: https://denisejardim.wixsite.com/antropologa.

Resumo

O Trabalho trata da identidade palestina e dos processos sociais de construção de identidade étnica observados no extremo sul do Brasil. Focaliza os processos de recriação de tradições e as negociações sociais que agiram no sentido de configurar um grupo étnico. Este estudo é uma etnografia desenvolvida a partir da observação participante e da análise de documentos produzidos pelos entrevistados que vivem na Chuí (Rio Grande do Sul) na fronteira entre Brasil e Uruguai. Através da investigação de uma das falas recorrentes – “aqui é tudo palestino” -, revela-se o universo de situações sociais e negociações que configuram uma identidade social e os conflitos envolvidos na produção de uma “comunidade árabe” como um grupo minoritário. Analisa-se as expressões da identidade social relativas a um reconhecimento como palestinos, focalizando as diversas ações empreendidas do início da década de 80 até o fim dos anos 90. O estudo aborda os mecanismos e processos sociais que deram vitalidade à identidade social e à proeminência de uma identidade étnica, entre eles: as viagens à Palestina e o modo como estas viagens incidem sobre a descoberta da identidade palestina; as festas de casamentos que estreitam laços entre família e que reverberam na produção de uma “família árabe”, e o interesse pela política partidária local como um palco específico em que uma identidade social se configura como identidade étnica, traçando fronteiras simbólicas e revitalizando a preocupação com os destinos e lideranças da “comunidade árabe”.