Acervo
Pedra do Encanto: dilemas culturais e disputas políticas entre os Kambiwá e os Pipipã
Dados da Obra
Orientando: Wallace de Deus Barbosa
Ano de produção: 2003
Idioma Original: Português
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Catalogação da Obra
Titulo, Subtitulo e indicação de responsabilidade: BARBOSA, Wallace de Deus. Pedra do Encanto: dilemas culturais e disputas políticas entre os Kambiwá e os Pipipã. Contra Capa Editora / LACED, 2003.
Mini Currículo
Professor e pesquisador do Departamento de Arte (GAT) do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Integra o quadro docente do bacharelado em Produção Cultural e do Programa de Pós Graduação CULTURA e TERRITORIALIDADES ? PPCULT ? IACS ? UFF. Doutor em antropologia pelo Museu Nacional (PPGAS-UFRJ, 2001) e Mestre em Artes Visuais pela Escola-UFRJ de Belas Artes ? UFRJ (1991). Realizou estágio pós-doutoral na área de antropologia no Instituto de Investigaciones Antropológicas (IIA) da UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México) entre os anos de 2007 e 2008, realizando pesquisas sobre danças tradicionais indígenas e de populações afrodescendentes na Costa Chica (Estados de Guerrero e Oaxaca) e políticas de patrimônio cultural imaterial. Atuou como coordenador do Inventário para o reconhecimento da capoeira como patrimônio cultural brasileiro, entre os anos de 2006 a 2008, em uma parceria entre o LACED-UFRJ, UFF e Museu do Folclore ? DPI (IPHAN). Publicou, em 2003, o livro "Pedra do Encanto. Dilemas Culturais e Disputas Políticas entre os Kambiwá e os Pipipã" (Editora Contracapa-RJ). Foi curador do Museu Janete Costa de Arte Popular, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura de Niterói - RJ, entre os anos 2013 e 2016 e Diretor do MHAERJ, Museu do Ingá (vinculado à Secretaria Estadual de Cultura - RJ) entre os anos 2016 e 2017. Foi coordenador docente do "Território Criativo Paraty", vinculado ao Programa de Capacitação e Prospecção de Territórios Criativos(UFF/MINC), nos anos 2016/2-17. É vice-líder do LETRA- Laboratório de Estudos das Tradições, vinculado à UFCG e coordenador do LOAS - Laboratório de Observação de Artes e Saberes (IACS/UFF).
Resumo
Pedra do encanto traz importante contribuição para a teoria da cultura por suscitar uma rica discussão sobre a promoção de concepções nativas de cultura e a constituição de um patrimônio cultural nativo.
Em sua exposição, destaca-se a ótima operacionalização das análises que, levando em conta o papel dos atores nos processos sociais concretos, refere-se a um passado de disputas que orienta a atual configuração das etnias vizinhas Kambiwá e Pipipã na região da Serra Negra, no sertão pernambucano. A sagacidade de seu texto ilumina as refinadas interpretações que perpassam várias situações nas quais diferentes vozes nativas efetivamente contribuem para a análise dos fenômenos em questão.
Mas não se tem apenas isso. Esta é uma das raras monografias que trazem à tona as dinâmicas culturais e políticas dos povos indígenas do Nordeste do Brasil, amplamente menosprezados pela atnografia clássica. Barbosa revigora tais estudos ao optar por uma rica tendência teórica que aproxima em importância os indígenas Kambiwá e Pipipã dos sujeitos de etnicidades contemporâneas em contextos globalizados.
Ao depurar a investigação dos processos políticos e das estratégias sociais na construção das identidades indígenas, seu livro aprimora nossa compreensão da história cultural do Nordeste brasileiro. — Rodrigo de Azeredo Grünewald