Acervo

Quem Parte, Quem Fica: uma etnografia sobre imigrantes brasileiros em Londres, Inglaterra

Dados da Obra

Orientando: Angela Maria de Souza Torresan

Ano de produção: 1994

Idioma Original: Português

Outros Links

Academia Edu

Escavador

Lattes

Catalogação da Obra

Titulo, Subtitulo e indicação de responsabilidade: Angela Maria de Souza Torresan. Quem Parte, Quem Fica: uma etnografia sobre imigrantes brasileiros em Londres, Inglaterra. 1994. 244 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Pacheco de Oliveira Filho.

Mini Currículo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Antropologia Social/Visual - University of Manchester (2004). Atualmente é professor colaborador e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Visual, Antropologia da Arte e estudos de migração, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, migração internacional de brasileiros, classe média, antropologia urbana e arte.

Resumo

Este é um trabalho etnográfico sobre uma população de imigrantes brasileiros em Londres. Dedica especial atenção aos aspectos dinâmicos da relação que estes brasileiros estabelecem com o controle da imigração britânica: a eficácia da ação “disciplinadora” deste controle e as respostas desenvolvidas pelos brasileiros para lidar com ela. Através da descrição de determinados aspectos de sua organização social como moradia, trabalho e rede de relações, assim como do processo de criação de uma “tradição”, procura responder a tais perguntas: Como estes brasileiros vivem em Londres? O que foram buscar naquela cidade? Qual o seu lugar como coletividade social no contexto britânico?