Acervo
Terra, Tradição e Etnicidade: Os Tremembé do Ceará
Dados da Obra
Orientando: Carlos Guilherme Octaviano do Valle
Ano de produção: 1993
Idioma Original: Português
Download em PDFOutros Links
Catalogação da Obra
Titulo, Subtitulo e indicação de responsabilidade: Carlos Guilherme Octaviano do Valle. Terra, Tradição e Etnicidade: Os Tremembé do Ceará. 1993. 419 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: João Pacheco de Oliveira Filho.
Mini Currículo
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Antropologia Social pelo PPGAS/Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), doutorado na University of London, realizado no Departamento de Antropologia do University College London (2000). Realizou pesquisa de pós-doutorado no PPGAS/Museu Nacional (UFRJ), de 2014 a 2015. Foi bolsista recém-doutor no IFCS (UFRJ, desenvolvendo pesquisa e atuando como professor em cursos de graduação. De 2002 a 2004, foi professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba, onde ministrou cursos de graduação e orientou alunos de graduação e pós-graduação. Atualmente, é professor associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Participa do Grupo de Pesquisa Gênero Corpo Sexualidade (UFRN) e do LACED (PPGAS/Museu Nacional/UFRJ). Tem experiência na área de Antropologia, com interesse nas seguintes linhas de pesquisa: Antropologia do Corpo, da Saúde e Doença (HIV-AIDS, medicamentos e tecnologias biomédicas; biosocialidades e ativismos biossocial; usos de drogas e substâncias psicoativas), estudos de organizações e grupos de ajuda mútua; Antropologia das Emoções e das Subjetividades, Sexualidades e Identidades; Etnicidade e etnologia Indígena no Nordeste brasileiro. Orienta alunos de graduação e pós-graduação. Tem experiência na elaboração de laudos periciais e relatórios antropológicos.
Resumo
A pesquisa aborda as situações étnicas Tremembé que se encontram hoje no litoral oeste do Ceará. Encontra-se a problematização da emergência de fronteiras étnicas e da construção da etnicidade entre os Tremembé de três situações históricas distintas. Essa diversidade se mostrava, sobretudo, nas formas e padrões de organização social, seja de ocupação e acesso ao espaço e aos recursos naturais ou de controle das tradições culturais, como a dança do torém, e ainda nos perfis específicos de mobilização étnica.