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Um embate de culturas: análise de processos políticos e estratégias sócio-culturais na construção das identidades Kambiwá e Pipipã

Dados da Obra

Orientando: Wallace de Deus Barbosa

Ano de produção: 2001

Idioma Original: Português

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Catalogação da Obra

Titulo, Subtitulo e indicação de responsabilidade: Wallace de Deus Barbosa. Um embate de culturas: análise de processos políticos e estratégias sócio-culturais na construção das identidades Kambiwá e Pipipã. 2001. 278 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: João Pacheco de Oliveira Filho.

Mini Currículo

Professor e pesquisador do Departamento de Arte (GAT) do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Integra o quadro docente do bacharelado em Produção Cultural e do Programa de Pós Graduação CULTURA e TERRITORIALIDADES ? PPCULT ? IACS ? UFF. Doutor em antropologia pelo Museu Nacional (PPGAS-UFRJ, 2001) e Mestre em Artes Visuais pela Escola-UFRJ de Belas Artes ? UFRJ (1991). Realizou estágio pós-doutoral na área de antropologia no Instituto de Investigaciones Antropológicas (IIA) da UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México) entre os anos de 2007 e 2008, realizando pesquisas sobre danças tradicionais indígenas e de populações afrodescendentes na Costa Chica (Estados de Guerrero e Oaxaca) e políticas de patrimônio cultural imaterial. Atuou como coordenador do Inventário para o reconhecimento da capoeira como patrimônio cultural brasileiro, entre os anos de 2006 a 2008, em uma parceria entre o LACED-UFRJ, UFF e Museu do Folclore ? DPI (IPHAN). Publicou, em 2003, o livro "Pedra do Encanto. Dilemas Culturais e Disputas Políticas entre os Kambiwá e os Pipipã" (Editora Contracapa-RJ). Foi curador do Museu Janete Costa de Arte Popular, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura de Niterói - RJ, entre os anos 2013 e 2016 e Diretor do MHAERJ, Museu do Ingá (vinculado à Secretaria Estadual de Cultura - RJ) entre os anos 2016 e 2017. Foi coordenador docente do "Território Criativo Paraty", vinculado ao Programa de Capacitação e Prospecção de Territórios Criativos(UFF/MINC), nos anos 2016/2-17. É vice-líder do LETRA- Laboratório de Estudos das Tradições, vinculado à UFCG e coordenador do LOAS - Laboratório de Observação de Artes e Saberes (IACS/UFF).

Resumo

Esta tese versa sobre a “Etnogênese” de um grupo indígena no nordeste brasileiro, gerada a partir de uma disputa política pelas funções de cacique e pajé em um grupo pré-existente, que resultou em um impasse estabelecido a partir de uma eleição, mediada pela FUNAI, levando à retirada de um dos grupos ou partidos (como também se auto-denominam) da “aldeia-sede” e à criação de uma “nova aldeia” dentro dos limites da área demarcada. As discussões travadas entre as partes oponentes tomam a cultura – entendida como o conjunto das tradições rituais e dos costumes – como alvo de controvérsias, reproduzindo concepções culturais distintas que se expressam através de formas igualmente diferenciadas na constituição de um ’patrimônio cultural’ nativo. A análise das narrativas diversas sobre história da formação da “aldeia”, bem como sobre a preponderância do papel de determinados atores neste processo, permite identificar disputas faccionais pretéritas, instauradas no processo de territorialização do grupo, promovido pela FUNAI.