Acervo
Voltas e Re-Voltas Estratégicas dos Tobas Rosarinos – De Resistência à Rosário
Dados da Obra
Orientando: Nora Julia Arias
Ano de produção: 2005
Idioma Original: Português
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Catalogação da Obra
Titulo, Subtitulo e indicação de responsabilidade: Nora Julia Arias. Voltas e Re-Voltas Estratégicas dos Tobas Rosarinos - De Resistência à Rosário. 2005. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Pacheco de Oliveira Filho.
Mini Currículo
Possui graduação como bachelard em Antropologia Social - Facultad Humanidades y Artes - UNR (1991), mestrado em Antropologia Social pelo PPGAS - Programa de Posgraduaçao em Antropologia Social /Museu Nacional/UFRJ (1996) e doutorado em Antropologia pelo PPGAS/MN/UFRJ (Programa de Posgraduaçao em Antropologia Social /Museu Nacional/UFRJ (2005). Docente Pesquisadora da Escuela de Antropologia, Facultad de Humanidades y Artes - Universidad Nacional de Rosario (UNR), junto a organizaçoes indígenas do Povo Toba de Rosario, Santa Fe y Chaco em projetos radicados no LIAS (Laboratorio de Antropologia Social ) como Pesquisador asociado LIAS/ UNLP.Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnolgía indígena Urbana. Consultora Núcleo Takinahaky de Formación Superior de Profesores Indígenas. Consultora e pesquisadora asociada ao Projeto "Etnicidade, Região e Nação" (ERENA). Trabalhos de Pesquisa e Desenvolvimento em artigos impressos como Asessora e Consultora das Organizaçoes Indigenas urbanas da cidade de Rosario - Santa Fe, atraves da Facultade de Humanidades y Artes - UNR. Miembro del Instituto de Gestión de Ciudades (IGC) desempeñando tareas de asesoría y consultoría. Miembro do Directorio de Investigaciones Sociedades indígenas y campesinas de CNPq, coordinado pelo Prof. Leandro Mendes Rocha U.F.Goiás. Miembro del Colegio de Antropólogos de Argentina (Mat.696), Buenos Aires. Miembro de la Asociación Brasilera de Antropologia (ABA). Consultora de la Red Ríos Verdes (CIUR- UNR), Rosario. Miembro de LASA (Latin American Studies Association) Montreal, Canadá.
Resumo
Os índios urbanos consideram importante recuperar suas tradições culturais, exibir sua identidade e servir-se dela como instrumento de unidade e mobilização política e econômica. A ampla distribuição e diversidade dos Povos Indígenas, sua contribuição cultural, intelectual e científica às tradições peninsulares, resultam do produto final de longos anos de contato e câmbio. Em todo esse período os índios não foram só sujeitos passivos e inconscientes de processos externos, pelo contrário, participaram ativamente das próprias transformações. Nesses termos, os conceitos de “marginalidade” e “exclusão social”, como utilizados pela escola etnográfica essencialista na Argentina, não conseguem dar conta conceitualmente da relação do indígena perante a imposição do Estado nem da resposta dos Toba a seus movimentos de resistência.