Acervo
Ação indigenista e utopia milenarista: as múltiplas faces de um processo de territorialização entre os Ticuna
Dados da Obra
Autor(es): Pacheco de Oliveira, João
Editora: Editora Unesp
Ano de produção: 2000
Idioma Original: Português
Download em PDFOutros Links
Catalogação da Obra
Titulo, Subtitulo e indicação de responsabilidade: Ação indigenista e utopia milenarista: as múltiplas faces de um processo de territorialização entre os Ticuna. In: João Pacheco de Oliveira. (Org.). Pacificando o branco. Cosmologias do contato no norte amazônico. 1 ed. São Paulo: UNESP, 2000, v. , p. -.
Notas: v. , p. 277-309.
ISBN: 85-7139-355-9
Assuntos e pontos de acesso secundario: 1.Antropologia - Amazônia. 2. índios- Tratamento recebido - Brasil - Amazônia. I. Albert, Bruce. II. Ramos, Alcida Rita.
Classificação do Assunto: CDD-980.411
Resumo
A formação de um território étnico (área ou terra indígena) é reiteradamente descrita como resultado de um conjunto de iniciativas de um aparato burocrático estatal (atores, regras e rotinas) que tão-somente aplicaria os preceitos legais de garantir direitos e assistência à população indígena. Até mesmo nos trabalhos especializados e monografias elaboradas por etnólogos sucede com freqüência que a definição de uma terra e o reconhecimento de direitos aos indígenas sejam fatos apenas narrados segundo a perspectiva dos atores não indígenas (em especial daqueles vinculados ao Estado). É como se a dimensão privilegiada (ou mesmo única) para descrever eventos que transcendam a mera localização espacial atual das sociedades indígenas (ou de seus segmentos) e que apontem para relações sociais e a configuração de direitos e reciprocidades ante seus vizinhos e as agências (governamentais ou não governamentais) devesse ser explicada apenas como uma decorrência da chamada “ação indigenista”.