Acervo
Eduardo Galvão e os estudos de aculturação no Brasil
Dados da Obra
Autor(es): Pacheco de Oliveira, João
Editora: Annablume Editora
Ano de produção: 2016
Idioma Original: Português
Download em PDFOutros Links
Catalogação da Obra
Titulo, Subtitulo e indicação de responsabilidade: Eduardo Galvão e os estudos de aculturação no Brasil. In: Carlos Guilherme do Valle. (Org.). Etnicidade e Mediação. 1 ed. São Paulo: Annablume, 2016, v. 1, p. 1-20.
Notas: v. 1, p. 1-20.
ISBN: 9788539107803
Resumo
Toda leitura se situa, quer assim se assuma ou não, sobre o eixo da parcialidade, do arbitrário, das opções múltiplas e que dificilmente conseguem justificar-se em sua totalidade. Existem enquadramentos biográficos, epistemológicos, históricos e até mesmo leituras que se pretendem imanentes e avessas à diversidade de conjunturas. A minha intenção aqui é bastante limitada: de realizar uma aproximação a alguns trabalhos de Eduardo Galvão, revisitando argumentos, fatos e conclusões selecionadas, dialogando com eles a partir de indagações que reputo como relevantes e atuais na pesquisa etnológica.
Irei assim retomar alguns de seus trabalhos, numa tentativa de diálogo respeitoso com os seus pontos de vista, algo similar ao que os etnólogos fazem com os seus objetos de estudos, e como os nossos interlocutores nativos fazem com as tradições do passado. Citar e reproduzir extensamente fragmentos de trabalhos publicados é uma forma natural e necessária para reintroduzir a complexidade do pensamento e a riqueza de expressão de Galvão nos debates de gerações posteriores de antropólogos brasileiros (que já não compõem mais uma pequena família, mas sim uma comunidade científica extensa e altamente diversificada em termos profissionais). Acho que os antropólogos ultimamente andam lendo pouco da obra de Eduardo Galvão e, acredito, recuperar os seus trabalhos e o seu exemplo pode ajudar-nos a pensar os dilemas atuais da pesquisa etnológica.