Acervo

O nascimento do Brasil: revisão de um paradigma historiográfico

Dados da Obra

Autor(es): Pacheco de Oliveira, João

Editora:

Ano de produção: 2010

Idioma Original: Português

Download em PDF

Outros Links

Open Edition Journals

Catalogação da Obra

Titulo, Subtitulo e indicação de responsabilidade: O nascimento do Brasil: revisão de um paradigma historiográfico. Anuário Antropológico, v. 1, p. 11-40, 2010.

Notas: v. 1, p. 11-40.

ISSN: 2357-738X

Resumo

Eu gostaria de tomar como ponto de partida o exato lugar em que nos encontramos neste momento: Porto Seguro, sul da Bahia. Atualmente é o polo turístico mais importante do nordeste, a chamada “costa do descobrimento”. Local de grande significação histórica, aqui está o marco zero, dizem as placas e os out-doors, do nascimento disto que chamamos Brasil.

Ocasião que me parece muito adequada para propor outra leitura da História de nosso país e de sua relação com os povos autóctones. Não basta mudar as valorações da narrativa convencional, informando às crianças e à opinião pública que os índios não são inferiores, primitivos, traiçoeiros ou indolentes. As nossas etnografias estão repletas de exemplos belíssimos da humanidade dos indígenas, da elevação de seus valores éticos e estéticos, da sofisticação de seus conhecimentos. Quando tentamos levar tudo isto a um público mais amplo, seja através de entrevistas, livros didáticos ou de filmes e exposições, somos apenas pontualmente ouvidos, pois os novos dados e as imagens acabam por ser incorporados a uma estrutura narrativa que lhes é totalmente adversa, montada para excluir ou ressignificar informações que contrariem seus pressupostos.