Acervo
“Prefácio” In O artesanato da produção acadêmica. A trajetória da antropóloga Heloísa Fénelon

Dados da Obra
Autor(es): Pacheco de Oliveira, João
Editora: NAU Editora
Ano de produção: 2024
Idioma Original: Português
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Catalogação da Obra
Titulo, Subtitulo e indicação de responsabilidade: Pacheco de Oliveira, João. "Prefácio" In O artesanato da produção acadêmica. A trajetória da antropóloga Heloísa Fénelon. Crenivaldo Regis Veloso Junior. Rio de Janeiro, NAU Editora, 2024.
Notas: pgs. 9-18.
ISBN: 978-85-8128-119-3
Resumo
Este livro, O “Artesanato da Produção Acadêmica”: a trajetória da antropóloga Heloisa Fénelon, é resultado de uma tese de múltiplos valores. É original na medida em que constrói uma trama articulando a vida privada da artista-antropóloga e o conhecimento que ela produziu. Crenivaldo Veloso faz uma belíssima história social da antropologia brasileira, contando a história de uma mulher que, corajosa, partiu sozinha para o trabalho de campo. Heloisa Fénelon era artista, tornou-se antropóloga e saiu em busca da arte indígena, especificamente, a arte dos Karajás, que faziam (e fazem) famosas e expressivas bonecas. Em campo, constatou que as mulheres eram as artistas e com elas estabeleceu uma relação de reciprocidade, tanto ensinando a sua arte como aprendendo com elas. Veloso descobriu uma forma original do fazer antropológico: o trabalho de Fénelon expressava a subjetividade na ciência, quando todos buscavam a neutralidade.
Longe de ser apenas uma biografia, o livro exalta a vida dos Karajás e representa parte significativa da história do Museu Nacional e do seu Setor de Etnologia e Etnografia, que Fénelon dirigiu por longo tempo. Com ela, as coleções etnográficas foram tratadas como patrimônio cultural. (texto de Heloisa Maria Bertol Domingues – Pesquisadora Titular do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST e Professora do Programa de Pós-Graduação em História, UNIRIO)