Acervo

Regime tutelar e globalização: um exercício de sociogênese dos atuais movimentos indígenas no Brasil

Dados da Obra

Autor(es): Pacheco de Oliveira, João

Editora: Fundação Getúlio Vargas Editora

Ano de produção: 2010

Idioma Original: Português

Outros Links

Fundação Getúlio Vargas Editora

Catalogação da Obra

Titulo, Subtitulo e indicação de responsabilidade: Regime tutelar e globalização: um exercício de sociogênese dos atuais movimentos indígenas no Brasil. In: Daniel Aarão Reis, Hebe Mattos, João Pacheco de Oliveira, Luiz Edmundo Moraes e Marcelo Ridenti. (Org.). Tradições e Modernidades. 1 ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas Editora, 2010, v. , p. 29-46.

Notas: v. , p. 29-46. 320 p.

ISBN: 9788522508013

Assuntos e pontos de acesso secundario: 1. Etnologia. 2. Antropologia. 3. Modernidade. 4. Índios - Identidade étnica. 4. Brasil - Civilização - Influências africanas. 5. Intelectuais. 6. Socialismo. I. Reis Filho, Daniel Aarão, 1946-. II. Fundação Getulio Vargas.

Classificação do Assunto: CDD - 301.2

Responsavel: Biblioteca Mario Henrique Simonsen/FGV

Resumo

Tradição e modernidade são duas palavras que geraram muitos debates e reflexões nos últimos anos. Neste livro são categorias dinâmicas, flexionadas no plural e em constante diálogo. A cultura surge como força política, abrindo o leque de possibilidades para a compreensão dos processos de modernização. Mais do que discussões conceituais, os textos aqui apresentados enfatizam as escolhas e as ações dos agentes sociais. A multidisciplinaridade também dá o tom: os intercâmbios da história com a antropologia, a sociologia e a ciência política revelam as diferentes facetas do encontro da modernidade com o legado originário das tradições.