Acervo

Tradições e modernidades

Dados da Obra

Autor(es): Organizador(es): Daniel Aarao Reis, Hebe Maria Mattos, João Pacheco De Oliveira, Luís Edmundo De Souza Moraes, Marcelo Ridenti

Editora: FGV

Ano de produção: 2010

Idioma Original: Português

Download em PDF

Outros Links

Editora FGV

Catalogação da Obra

Titulo, Subtitulo e indicação de responsabilidade: Tradições e modernidades / Organizadores Daniel Aarão Reis... [et al.] Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.

Notas: 320 p. : il.

ISBN: 978-85-225-0801-3

Assuntos e pontos de acesso secundario: 1. Etnologia. 2. Antropologia. 3. Modernidade. 4. Índios - Identidade étnica. 4. Brasil - Civilização - Influências africanas. 5. Intelectuais. 6. Socialismo. I. Reis Filho, Daniel Aarão, 1946-. II. Fundação Getulio Vargas.

Classificação do Assunto: CDD - 301.2

Responsavel: Biblioteca Mario Henrique Simonsen/FGV

Resumo

Tradição e modernidade são duas palavras que geraram muitos debates e reflexões nos últimos anos. Neste livro são categorias dinâmicas, flexionadas no plural e em constante diálogo. A cultura surge como força política, abrindo o leque de possibilidades para a compreensão dos processos de modernização. Mais do que discussões conceituais, os textos aqui apresentados enfatizam as escolhas e as ações dos agentes sociais. A multidisciplinaridade também dá o tom: os intercâmbios da história com a antropologia, a sociologia e a ciência política revelam as diferentes facetas do encontro da modernidade com o legado originário das tradições.