Acervo
A escola na ótica dos Avá Kaiowá: impactos e interpretações indígenas
Dados da Obra
Orientando: Tonico Benites
Ano de produção: 2009
Idioma Original: Português
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Catalogação da Obra
Titulo, Subtitulo e indicação de responsabilidade: Tonico Benites. A escola na ótica dos Avá Kaiowá: impactos e interpretações indígenas. 2009. Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, FUNDAÇÃO FORD NO BRASIL. Orientador: João Pacheco de Oliveira Filho.
Mini Currículo
Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2004), mestrado em ANTROPOLOGIA SOCIAL pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Pós-doutorado (2018) pela PPGAS/MN/UFRJ, atualmente é professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS, coordenador Regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas-FUNAI- de Ponta Porã-MS. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da educação intercultural, relações Interétnicas, indigenista, atuando principalmente nos seguintes temas: o movimento étnico político dos povos indígenas , movimento contemporâneo do povo Guarani e Kaiowa, violações de direitos humanos indígenas, educação indígena e educação escolar intercultural e bilíngues.
Resumo
Este trabalho pretende analisar as divergências e conflitos entre a educação Kaiowá, realizada pelas famílias extensas, e a escola formal introduzida nas aldeias. Utilizando-se do conceito de “tradição de conhecimento” (Barth) como uma ferramenta analítica, apresenta uma descrição circunstanciada das práticas pelas quais as famílias extensas Kaiowá transmitem as suas crianças e jovens os conhecimentos necessários para a conformação de condutas, crenças e personalidades que sejam compatíveis e adaptadas com o seu estilo comportamental específico (teko laja). Busca também fazer uma análise dos efeitos de atividades desenvolvidas pelas antigas escolas integracionistas na formação de novas gerações indígenas, identificando os possíveis impactos e interferências negativas na organização educativa das famílias extensas Kaiowá. Por fim aponta algumas dificuldades, resultantes das características culturais e históricas deste povo, que surgem para implantação de um projeto de educação escolar indígena, em gestação na seqüência da Constituição Federal de 1988.