Acervo
A Formação da Coleção de Indústria Humana no Museu Nacional, Século XIX
Dados da Obra
Orientando: Fátima Regina Nascimento
Ano de produção: 2009
Idioma Original: Português
Download em PDFOutros Links
Catalogação da Obra
Titulo, Subtitulo e indicação de responsabilidade: Fátima Regina Nascimento. A Formação da Coleção de Indústria Humana no Museu Nacional, Século XIX. 2009. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: João Pacheco de Oliveira Filho.
Mini Currículo
Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(1982), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1991) e doutorado em ANTROPOLOGIA SOCIAL pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2009). Atualmente é Membro de corpo editorial do Ventilando Acervos. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Museologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Acervo, Arte, Formação de Acervos, História, Taxionomia.
Resumo
O presente trabalho procura dar uma visão integrada da formação da coleção de indústria humana no Museu Nacional no Séc. XIX, estabelecendo suas implicações na formação da Instituição. Demonstra o estabelecimento das relações interinstitucionais pelos membros do Museu, facilitado a partir dos empreendimentos efetuados para a formação da coleção. Dá destaque aos meios de divulgação que ajudaram na formação e perpetuação da coleção: as exposições levadas a público na própria instituição ou fora dela e as publicações onde se divulgavam as coleções e eram debatidas as idéias formadoras da coleção. Descreve a importância da iconografia resultante da formação da coleção e sua contribuição para o entendimento, preservação e divulgação. Estabelece uma maneira de analisar a coleção de forma integrada ao meio social onde sua coleta foi efetivada, preservada e divulgada, ampliando as formas de entendimento e resgatando a conexão entre coleção e pesquisa existente no Séc. XIX, no Museu Nacional.